quarta-feira, 30 de abril de 2008

Na fase de crescimento é normal engordares. As raparigas, em particular, engordam na puberdade e as suas formas ficam mais curvilíneas, como as de uma mulher, acumulando a gordura numa determinada área.

Se fizeres uma alimentação saudável e praticares exercício físico regular, é pouco possível que fiques com excesso de peso.




É impossível impedires o teu crescimento. O corpo irá transformar-se, independentemente dos teus esforços para o evitares, pois te o seu próprio ritmo. Por vezes as raparigas têm um medo enorme de crescer que tentam para este processo passando fome. A isto chama-se «anorexia». Esta doença pode impedir o aparecimento de formas adultas, os seios, e levar mesmo a uma rapariga não ter o período. No entanto tudo isto te um custo elevadíssimo. Que sentir obsessão pelo se peso, evitando deliberadamente comer ou comendo desalmadamente para depois vomitar (bulimia), precisa de falar com os pais ou com outro qualquer adulto em que confie, ou procurar imediatamente a ajuda de um médico.

Sem comentários: